Álvaro Ferreira da Costa
Álvaro Ferreira da Costa

O dia 8 de março é uma data dedicada à comemoração do Dia Internacional da Mulher e de todos os frutos conquistados através de muita luta. No entanto, nem tudo foram flores! A origem desta data nos traz à memória a busca das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho ainda no século XIX, quando as trabalhadoras reivindicavam a diminuição da jornada de trabalho, na época de 15 horas diárias, e o fim da discriminação do gênero no ambiente de trabalho.

Desde então, grandes movimentos, greves, reivindicações políticas e trabalhistas fizeram parte da história das mulheres em busca de empoderamento, respeito, igualdade e valorização.

A luta com certeza traz, a cada dia, novos e mais frutos. No entanto, o caminho a ser percorrido ainda é longo. No que diz respeito à igualdade de gêneros no mercado de trabalho, mesmo com tantos avanços, a mulher, na maioria dos casos, ainda ocupa cargos de menor prestígio e a diferença salarial, infelizmente, ainda é um problema.

De acordo com nota divulgada, em 2016, pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), que analisou dados do Pnad 2014 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 80% das pessoas inseridas no mercado de trabalho são homens e, dentro dessa realidade, as mulheres ainda possuem o salário menor. Segundo estudo realizado pela Internacional Business Report (IBR) – Women in Business, apenas 11% das mulheres ocupam cargos de CEO, cargo de maior autoridade na hierarquia de uma empresa, o que mostra que os cargos de liderança e comando nas corporações ainda são quase exclusivamente ocupados pela população masculina.

Mesmo diante dessa realidade, a mulher não se intimidou e continua firme em busca do sustento de sua família, na luta pelos seus direitos, na criação de novas políticas relacionadas ao gênero e na construção de uma história marcada por muita força de vontade e grandes conquistas.  

Por tudo isso, o Sindigráficos parabeniza todas as mulheres pela dedicação e persistência!
 
Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos)