Nilson Bahia
Nilson Bahia

Esse 08 de Março, mais do que nunca, será de lembranças. Lembranças do resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início no século XVIII e se estenderam até os dias atuais, mas também lembrar da nossa guerreira, da nossa líder sindical, Nair Goulart.
 
Nair teve a mesma força e coragem que aquelas mulheres e é uma figura histórica na luta dos trabalhadores e do feminismo. Teve coragem para enfrentar situações adversas e guiar inúmeras trabalhadoras baianas e brasileiras para as conquistas dos seus direitos.
 
Feminista, participou de diversas lutas em defesa dos Direitos Fundamentais das mulheres trabalhadoras brasileiras e do mundo. Em 1991, no Congresso de Fundação da Força Sindical Nacional, foi eleita Secretária Nacional de Politicas para as Mulheres; iniciou um trabalho organizativo com as mulheres metalúrgicas participando da Comissão Organizadora do 1º Congresso das Mulheres Metalúrgicas de São Paulo, além de ter sido Conselheira Nacional dos Direitos da Mulher.
 
Sob o seu comando, a Força Sindical Bahia realizou inúmeros encontros das mulheres, que ficou conhecido como o Março Mulher, além de várias outras atividades. O objetivo era claro: ampliar a participação das mulheres no trabalho, nos sindicatos, nos cargos públicos e legislativos e fortalecer a inserção das mulheres nos espaços de poder.
 
E esse objetivo foi alcançado. Uma das provas disso é que cinco dirigentes sindicais, guiadas pela antiga presidente, estão preparadas para o debate que irá ocorrer na Plenária Nacional das Mulheres da Força Sindical, em Praia Grande, São Paulo. Todas possuem a clareza de que as mulheres podem e devem estar em todas as esferas de poder, em qualquer área da sociedade e desenvolver qualquer tarefa.
 
Continuaremos trilhando o caminho de compromisso de incentivar as mulheres a buscarem conhecimento, formação política sindical e trocar experiências para poder construir uma política que desenvolva a promoção da igualdade de gênero. Por isso, realizaremos, no dia 22 de Março, o VII Encontro de Mulheres Trabalhadoras da Força Sindical filial BA, que terá, entre as suas atividades, uma homenagem a nossa eterna presidente.
 
Esse compromisso começou no dia oito de março de 1991, com a fundação Força Sindical, e prosseguiremos com esse objetivo.
 
Viva Nair Goulart. Viva o 08 de Março!
 
Nilson Bahia – Presidente da Força Sindical filial BA