artigo / opinião

sex, 01 de abr/2011
FONTE: Assessoria de imprensa da Força Sindical

São Paulo (SP): Frentistas do Estado de São Paulo conquistam aumento de 9%

Os 100 mil frentistas do Estado de São Paulo vão ter os seus salários reajustados em 9%, índice que vai elevar o piso da categoria para R$ 947,70, conforme acordo firmado entre a Federação Estadual dos Frentistas (Fepospetro) e quatro sindicatos patronais.

Fechado dia 31 de março, o acerto vale desde 1º de março e prevê ainda tíquete refeição com valor facial de R$ 8,50 e a renovação dos demais itens da convenção coletiva passada, como proibição da terceirização dos serviços nos postos de combustíveis e de descontar dos salários dos empregados os 6% equivalentes ao vale transporte.

Os patrões continuam obrigados a fazer o seguro de vida e a fornecer a cesta básica para os seus funcionários, informou o presidente da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), Antonio Porcino Sobrinho.

Reajuste supera a inflação

“O acordo foi bom porque o índice de aumento supera em 2,71% a inflação do período (março de 2010 a fevereiro de 2011)”, avaliou Porcino. “Foram três meses de negociações muito difíceis porque a posição inicial dos patrões era não dar aumento real”, lembra ele..

“Nossas conquistas comprovam que a pauta de reivindicações da categoria era justa e adequada ao crescimento econômico do país verificando no ano passado”, destaca o presidente da Fepospetro, Luiz de Souza Arraes

Para o secretário geral do Sindicato dos Frentistas de São Paulo e tesoureiro da Fepospetro, Vanderlei Roberto do Santos, o resultado da campanha salarial foi ótimo porque os trabalhadores alcançaram os objetivos traçados. “Mas tivemos que lutar muito”, resume.

CONVENÇÃO COLETIVA

· Aumento salarial: 9%

. Piso salarial frentista: R$ 947,70

. Piso caixa direto: R$ 1.093,50