artigo / opinião

ter, 23 de ago/2011
FONTE: Assessoria de Imprensa da Força Sindical/RJ

Rio de Janeiro (RJ): Trabalhadores de Edifícios ganham 19,62% de aumento

Trabalhadores de edifícos comerciais e residenciais do Rio de Janeiro e de outros municípios – como Magé, Nova Iguaçú, Paracambí, Queimados, Belford Roxo, Itaguaí, Duque de Caxias, Guapimirim, Nilópolis, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, entre outros – tiveram o salário reajustado em até 19,62%.

Eles ganharam também outros benefícios, aprovados na Convenção Coletiva de Trabalho.

São quase 100 mil profissionais beneficiados, entre porteiros, vigias, zeladores e guardiões de piscinas. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Edifícios Residenciais, Comerciais, Mistos, Condomínios e similares do Município do Rio de Janeiro (SEEMRJ), o piso salarial dos porteiros subiu de R$ 581,00 para R$ 695,00 – ganho de R$ 114,00. O novo valor do rendimento beneficia também porteiro noturno, vigia e zelador.

No caso de servente, faxineiro e demais empregados da categoria profissional, a conquista foi de 12,61%, o que significa salário de R$ 620,00. Já os funcionários do setor administrativo de shoppings e apart-hotéis passam a receber R$ 716,00 e guardiões de piscina terão piso de R$ 625,00. Segundo o sindicato da categoria, o reajuste é de 8% para quem ganha acima dos pisos.

Vale lembrar que os novos valores são retroativos a 1º de abril e deverão ser pagos em até três vezes. Para o presidente do SEEMRJ, José Leodegário, essas conquistas “representam uma vitória para a categoria”.

NOVOS BENEFÍCIOS

Além do piso salarial maior, os profissionais da categoria contam com outros benefícios. Por exemplo: quam substituir um empregado terá direito a salário igual ao do substituído. Também será permitido adiantamento quinzenal de até 50% do valor do salário.

O 13º salário deve ser pago nas férias. Quem assumir cargo de chefia contará com o adicional de 30%. Passa a valer também o Adicional de Manuseio do Lixo de 20% sobre o piso do servente: mais 124,00.

Para quem trabalha por mais de 5 anos em um mesmo condomínio, está garantido o Adicional Por Tempo de Serviço, de 5% para cada período de tempo.

Confira a jornada de Lutas do Sindicato

Lei do Senador Marcelo Crivella

Manifestação em conjunto com a Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro em Agosto de 2011

Manifestação em conjunto com a Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro em Julho de 2011