artigo / opinião

sex, 30 de mar/2012
FONTE: Assessoria de imprensa da Fenepospetro

São Paulo (SP): Frentista conquista 8,368% de aumento salarial

Os 100 mil trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de São Paulo vão ter os seus salários reajustados em 8,368% em 1 de março, por conta de acordo firmado entre os representantes dos trabalhadores de 16 sindicatos e os patrões, pondo fim a uma difícil campanha salarial.

Com o acordo, o piso salarial unificado para o Estado passou para R$ 1.027,00 beneficiando homens e mulheres. O valor facial do tíquete refeição foi para R$ 9,20, a cesta básica ficou melhor: aumentou para 30 quilos,  e está proibido descontar os 6% referentes ao vale transporte do salário do trabalhador.

Segundo o presidente da Fenepospetro e do Sindicato dos Frentistas de São Paulo, Antônio Porcino Sobrinho, ficou estabelecido que a cargo das empresas a contratação da sua  mão de obra. Por conta desta cláusula da convenção coletiva, os patrões não poderão admitir pessoas via agência de emprego ou cooperativas.

“Está proibida a terceirização”, destaca o secretário geral do sindicato, Vanderlei Roberto dos Santos. Outro item do acordo determina que o trabalho nos feriados terá ser pago em dinheiro, não podendo ser compensado e nem fazer parte de banco de horas.

“Apesar das dificuldades econômicas que o país enfrenta e da intransigência patronal, acredito que a nossa campanha salarial atingiu os objetivos; mobilizamos a categoria e assinamos um bom acordo”, resume Porcino. Segundo o presidente da Fepospetro, Luiz de Souza Arraes, a união dos trabalhadores venceu a intransigência dos empresários.

download de arquivos relacionados
7 comentários
faça seu comentário
kiko santos
sab, 31 de mar/2012 11:12
é só pegar o valor da hora extra do ano passado e multiplicar por 8,368%
RICARDO
qua, 11 de abr/2012 18:46
ola parabens pelas conquistas, mas me diga uma coisae sobre a participação de lucro , os donos de postos lucão muito e nos poderiamos fazer parte dessa margem de lucro pode-se pensar para o próximo ano em me retorne tal k um grande abrço
Fernanda
ter, 05 de fev/2013 10:56
Bom dia espero que este ano de 2013 o novo reajuste seja melhor para os trabalhadores de São Paulo merecemos,piso melhor e o tick maior por que com 9,20 hoje em dia não conseguimos comer com este valor tem outras categorias memores que tem o tick maior que o nosso vamos melhorar nosso pais com mais piso mais renumeração para nós frentista.
Manelinho Barbosa
dom, 17 de fev/2013 00:08
Eu frentista de posto de combustível achei muito ótimo esta legislaçao da (CLT).reger pela cesta básica de alimentos,vale transpote não descontar e feriados pago a sem por cento. Ótima ideia representantes da força sindical.
Manelinho Barbosa
dom, 17 de fev/2013 00:12
Voltem em respostas desta legislaçao.
Cleber
seg, 18 de mar/2013 20:47
Ola pessoal eu concordo com meu amigo aki o tick refeicao ta muito baixo 9.20 agente come oque nada so o osso da galinha as marmitas estao estao caras vamo ajustar isso ne obrigado agente merece valew passoal..
luciana
ter, 26 de mar/2013 09:28
Bom dia, acho que os frentistas e demais funcionários deveria ter o PL pois todas as categorias tem só a dos frentistas que não vejo?
conteúdo relacionado
áudios
qua, 15 de out/2014

palavra do presidente