artigo / opinião

Compartilhe esta notícia com seus contatos das Redes Sociais
sex, 22 de mar/2013
FONTE: Assessoria de imprensa da Força Sindical RJ

Rio de Janeiro (RJ): Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil conquista até 15% de aumento

Divulgação

Após quase dois meses de negociações salariais, a Comissão de Negociação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil no Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) conquistou um dos maiores reajustes do Brasil – que vai de 9% a 15,48% de aumento salarial para a categoria. O menor piso salarial da categoria, que é o de servente, subiu para R$1.045.

Além disso, o Cartão Ticket Alimentação, um benefício por assiduidade, teve um aumento de 29,17%, passando de R$120 para R$155.

“Nenhuma negociação é fácil e com certeza essa também não foi. Em alguns momentos, nesses quase dois meses, chegamos a pensar em fazer assembleias localizadas nos canteiros de obra, pois o setor patronal não estava avançando. Mas, com muito diálogo e bom senso, fomos reconhecidos pela nossa luta e conseguimos ultrapassar momentos delicados na mesa de negociação. Tenho certeza que foi e será um dos maiores acordos do Brasil.

Quero destacar, em especial, o trabalho e a dedicação de todas as dez equipes que atuam nos canteiros de obras diariamente, no município do Rio. Parabéns a todos e à categoria, que se manteve firme no propósito de avançar cada vez mais em nossos objetivos. Para termos maiores êxitos, temos que construir um ambiente mais digno, com saúde, segurança e cidadania para nossos trabalhadores (as), com justiça social”, declaro o presidente do Sintraconst-Rio, Carlos Antonio.

NOVA TABELA DE PISOS SALARIAIS
OCUPAÇÕES  R$ POR HORA R$ POR MÊS %
Mestre de obra  15,00 3.300,00 9,73%
Encarregado de obra e encarregado administrativo de obra 10,91 2.400,20 9,65%
Encarregado de turma 9,08 1.997,60 9,66%
Almoxarife, Apontador, Profissional Líder  7,76 1.707,20 9,60%
Operador de cremalheira, Operador de bate estaca, Operador de grua e Pedreiro refratário pleno 7,37 1,621,40 9.67%
PROFISSIONAIS DO GRUPO 1
Carpinteiro de esquadrias, Impermeabilizador pleno, Ladrilheiro, Mecânico de máquinas pesadas, Montador de torre de elevador, Operador de máquinas pesadas, Pastilheiro, Pedreiro de acabamento, Pedreiro refratário, Serralheiro e soldador 7,00 1.540,00 10,06%
PROFFISIONAIS DO GRUPO 2
Armador, Calceteiro, Carpinteiro de forma, Carpinteiro serrador, Gesseiro, Guincheiro, Impermeabilizador, Marteleteiro, Montador de estrutura metálica, Montador de pré-moldados, Operador de policorte, Pedreiro, Pintor e Sinaleiro de grua 6.50 1.430,00 10,54%
PROFISSIONAIS DO GRUPO 3
Operador de betoneira, Operador de micro trator, Profissional de manutenção, Profissional de refrigeração, Operador de máquinas leves (até 20 kg), Montador de Andaime Tubular, Porteiro de Obra e demais profissionais qualificados não relacionados.  6.37 1.401,40 9,64%
½ Oficial, Vigia, Auxiliar de portaria e Guariteiro 5,00 1.100,00 9,65%
Servente e Contínuo 4,75 1.045,00 9,70%
Gerente de Pessoal e Administrativo   2.305,00 9,61%
Auxiliares administrativos e similares   1.321,00 9,63%

download de arquivos relacionados
1 comentários
faça seu comentário
lindomar poubel
ter, 17 de set/2013 14:39
foi muito bom entrar neste site. pois nele tirei algumas duvidas referente a horas trabaLHADAS E SALARIOS A PAGAR A ALGUNS COLABORADORES .
conteúdo relacionado
áudios
qua, 15 de out/2014

palavra do presidente