Prefeito Guti, senhores vereadores:

AINDA DÁ TEMPO DE SALVAR A PROGUARU E MILHARES DE EMPREGOS!

A Força Sindical Regional Guarulhos vem clamar à consciência cívica e humanitária das autoridades para que não cometam a injustiça de fechar a Proguaru e demitir 4,7 mil trabalhadores.

Razões não faltam a favor da empresa e seus trabalhadores, a maioria humilde, que recebem cerca de R$ 1,4 mil mensais.

I) Desde sua fundação, em 1979, a Proguaru presta ininterruptos e excelentes serviços. A empresa, por meio de seus trabalhadores, mantém a cidade limpa e conservada, sejam unidades de saúde, escolas, logradouros, calçadas ou bueiros. Tal trabalho tem efetiva contribuição à qualidade de vida dos cidadãos, sobretudo em meio à dramática pandemia da Covid-19.

II) A empresa paga salários modestos à imensa maioria. Como salário tem natureza alimentar, tais demissões agravarão as condições de vida de mais de 18 mil pessoas, considerando-se as famílias.

III) A ideia de fechar a Proguaru não foi debatida na campanha eleitoral de 2020. Estranha-se ainda a ausência de audiências públicas ou de tratativas com o Sindicato representativo (o Stap), até porque vigora a Lei 352/09 - Comissão Permanente de Negociação, na Administração Direta ou Indireta, para questões trabalhistas.

IV) A extinção da empresa atingirá duramente a economia local, pois também afetará o comércio e a rede de fornecedores da própria Proguaru.

PDV - Não somos contra PDV. O que não pode é haver pressão patronal, imposição, assédio e constrangimento aos trabalhadores. A Proguaru precisa continuar, ainda que reestruturada.

Lembramos às ilustres autoridades que o povo saberá ser grato a quem ajudar a manter a empresa, seus serviços e os empregos.

Audiências - Assim sendo, vimos solicitar audiência ao prefeito municipal, sr. Gustavo Henric Costa, e ao presidente da Câmara, sr. Fausto Miguel Martello.

Guarulhos, 26 de julho de 2021

José de Barros da Silva Neto
Coordenador da Força Sindical Regional Guarulhos - Pela Comissão Sindical
Prefeito Guti, senhores vereadores:

AINDA DÁ TEMPO DE SALVAR A PROGUARU E MILHARES DE EMPREGOS!

Guarulhos, 26 de julho de 2021

José de Barros da Silva Neto