proguaru
Após 24 dias, os trabalhadores da Proguaru decidiram suspender a greve. Eles estavam de braços cruzados desde o dia 20 de setembro, contra o fim da empresa. A suspensão da paralisação se dá após o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) julgar o movimento grevista como legal.

Agora, será dado início a um amplo processo de negociações, conduzido pelo Sindicato dos Servidores de Guarulhos (Stap). As reivindicações dos funcionários começarão a ser negociadas com a Prefeitura. Participam das tratativas também a Comissão de Trabalhadores. As reuniões começam nesta sexta (15).

O presidente do Stap, Pedro Zanotti Filho, avalia a vitória. “A greve mostrou a força do trabalhador. Depois de quase um mês de paralisação, o governo aceitou sentar e negociar”, afirma Pedro.

Retorno - Agora, com a suspensão da greve, os funcionários da Proguaru voltam ao trabalho, informa a coordenadora do Jurídico do Stap, Renata Grota. Os dias parados não serão descontados. “Pelo julgamento da greve, até o dia 6 de outubro foi abonado. Do dia 6 ao dia 14, ficou para negociação. O governo aceitou abonar estes dias, desde que houvesse a suspensão da greve”, explica.

O advogado do Stap, Marcelo de Campos Mendes Pereira, que atuou desde os preparativos da greve e esteve na audiência do TRT-SP, comemora: “Agradeço a cada companheiro e companheira da Proguaru que foram à luta e confiaram no Sindicato”.

Avanço - Haverá estabilidade no emprego até 6 de novembro. Além disso, serão analisadas as situações de funcionários aposentados, gestantes, pessoas com deficiência e outros. Em breve, será marcada data pra assembleia a fim de atualizar os funcionários sobre as negociações com o governo municipal.
proguaru