De acordo com a apuração da reportagem da Agência O Globo fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos
Governo desiste da votação da Previdência Crédito: Divulgação
De um lado do telefone está o aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do outro uma voz sempre simpática e cordial informa a esse segurado que ele tem direito a receber atrasados do INSS. Em tempos de crise econômica, inflação e desemprego em alta, um dinheiro a mais cairia bem. Está lançada a isca de um dos quatro golpes, que cada vez mais têm vitimado aposentados e pensionistas. O alerta foi feito pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo a pasta, fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos.
 
Na esteira das ligações telefônicas os aposentados têm enfrentado outras duas modalidades de fraude e assédio: a de oferta do consignado e do "cartão clonado". Nessa última os estelionatários após confirmar dados bancários, inclusive senha, com os mais idosos, enviam um falso motoboy para a retirada do cartão. De posse da senha realizam compras, saques e empréstimos indevidamente. Acrescente à essa lista correspondências enviadas para segurados como se fossem uma "auditoria previdenciária" e os espertinhos que andam enviando links como se fossem para comprovação de vida, mas na verdade são para roubar dados dos segurados.
 
No alerta desta quarta-feira, o ministério explica que os fraudadores costumam entrar em contato, por telefone e, sob a falsa alegação de que o cidadão teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência Social, pedem ao segurado que informe dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.
 
Em outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que estes teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos em governos anteriores. Mas na verdade trata-se de um golpe. Todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência são baseadas na legislação e os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter direito.
 
Há situações também em que os estelionatários enviam documentos a segurados se passando por uma falsa "auditoria geral previdenciária", convocando-os a uma "Chamada para Resgate". Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar. Não caia nessa, é fraude.
 
A Previdência reforça aos cidadãos que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços. A principal recomendação da instituição para os segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
 
A Previdência também alerta a população para que não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos. Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos.
Governo desiste da votação da Previdência Crédito: Divulgação
De um lado do telefone está o aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do outro uma voz sempre simpática e cordial informa a esse segurado que ele tem direito a receber atrasados do INSS. Em tempos de crise econômica, inflação e desemprego em alta, um dinheiro a mais cairia bem. Está lançada a isca de um dos quatro golpes, que cada vez mais têm vitimado aposentados e pensionistas. O alerta foi feito pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo a pasta, fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos.
 
Na esteira das ligações telefônicas os aposentados têm enfrentado outras duas modalidades de fraude e assédio: a de oferta do consignado e do "cartão clonado". Nessa última os estelionatários após confirmar dados bancários, inclusive senha, com os mais idosos, enviam um falso motoboy para a retirada do cartão. De posse da senha realizam compras, saques e empréstimos indevidamente. Acrescente à essa lista correspondências enviadas para segurados como se fossem uma "auditoria previdenciária" e os espertinhos que andam enviando links como se fossem para comprovação de vida, mas na verdade são para roubar dados dos segurados.
 
No alerta desta quarta-feira, o ministério explica que os fraudadores costumam entrar em contato, por telefone e, sob a falsa alegação de que o cidadão teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência Social, pedem ao segurado que informe dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.
 
Em outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que estes teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos em governos anteriores. Mas na verdade trata-se de um golpe. Todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência são baseadas na legislação e os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter direito.
 
Há situações também em que os estelionatários enviam documentos a segurados se passando por uma falsa "auditoria geral previdenciária", convocando-os a uma "Chamada para Resgate". Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar. Não caia nessa, é fraude.
 
A Previdência reforça aos cidadãos que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços. A principal recomendação da instituição para os segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
 
A Previdência também alerta a população para que não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos. Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos.