Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
16 ABR 2024

Imagem do dia

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

Por que a Geração Z está se sindicalizando nos EUA

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Imprensa

Por que a Geração Z está se sindicalizando nos EUA

Nascida entre 1996 e meados dos anos 2000, a Geração Z atingiu a maioridade por meio do Black Lives Matter, da pandemia de coronavírus e da presidência de Trump, e veem os ecos da instabilidade econômica de 2008
Jovens trabalhadoresCrédito: UnSplash
Geração Z nos EUA se engajam na sindicalização
Mesmo entre a população geralmente jovem de trabalhadores da Starbucks que se sindicalizam em Buffalo, Nova York, Maya Panos, de 17 anos, é mais jovem do que a maioria.
 
Em seu curto período como membro do mercado de trabalho, a estudante do último ano do ensino médio diz que perdeu estabilidade econômica – Panos foi despedida de seu primeiro emprego como recepcionista devido à pandemia. “Foi uma época realmente terrível”, disse Panos. “A estrutura da minha vida estava desmoronando diante dos meus olhos e eu não podia fazer nada a respeito.”
 
Ela ingressou no Starbucks em meados de julho, um mês antes de sua franquia anunciar sua campanha sindical, e logo percebeu que, mesmo como funcionária em meio período, as condições de trabalho podiam melhorar.
 
“Você simplesmente tem clientes abusando verbalmente de você”, disse Panos, “Você recebe um aumento de US$ 1 ou US$ 2 (por hora) enquanto está assumindo muito mais trabalho. E eu sinto que eles estão nos usando.”
 
De acordo com a Pew Research, em 1983, 20% dos americanos eram sindicalizados – mas, em 2020, essa porcentagem havia caído quase pela metade, para 10,8%. É ainda mais baixo para trabalhadores de 16 a 24 anos que têm taxas de participação sindical historicamente baixas, de apenas 4,4% em 2020, de acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho, já que muitos começam em serviços temporários ou empregos no varejo onde os sindicatos têm pouca influência.
 
No entanto, cerca de 77% dos jovens adultos apoiam os sindicatos, de acordo com uma pesquisa Gallup de setembro. Mas isso não significa que escolherão se sindicaizar.
 
Em vários setores, no entanto – particularmente nos setores de mídia e serviços – o interesse no movimento trabalhista está ganhando força entre os trabalhadores mais novos e mais jovens da economia.
 
A Geração Z, nascida entre 1996 e meados dos anos 2000, atingiu a maioridade por meio do Black Lives Matter, da pandemia de coronavírus e da presidência de Trump. Os mais antigos entre eles se lembram da crise financeira global de 2008 e da Grande Recessão, e veem os ecos da instabilidade econômica daquela época hoje.
 
“Eles viram as oportunidades para sua geração desaparecerem e temem ficar em situação pior do que seus pais”, disse Kate Bronfenbrenner, diretora de Pesquisa em Educação do Trabalho e conferencista sênior da Escola de Relações Industriais e Trabalhistas da Universidade Cornell. “Eles olham ao redor e veem quem está fazendo algo, e veem o movimento trabalhista.”
 
Muitos dos entrevistados pelo CNN Business dizem que querem se juntar a um movimento onde as causas sociais fazem parte dos valores de seu local de trabalho. “[Os sindicatos] não passaram pela minha cabeça, porque aprendemos que todos esses grandes movimentos sindicais aconteciam há muito tempo”, disse Panos. “Então você acha que tudo deve estar resolvido agora. E tudo deve estar bem.”
 
Kaitlin Bell, 23, presidente de comunicações do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais de Empresas Sem Fins Lucrativos e membro do Sindicato dos Trabahadores da CLINIC, que representa a Rede Católica de Imigração Legal, decidiu que queria se organizar depois de ver TikToks de millennials trabalhando no setor sem fins lucrativos, fazendo piadas sobre chefes arrogantes e seus medos de serem demitidos.
 
“Quero estar em um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam seguras e protegidas”, disse Bell. “Esses TikToks são engraçados, mas se essa for a nossa realidade nas próximas décadas, pode ser um pouco desanimador.”
 
Richard Minter, o diretor organizador da União dos Trabalhadores, uma afiliada do Sindicato Internacional dos Trabalhadores do Setor de Serviços, disse que organizou cerca de 300 novos membros nos últimos 18 meses. A maioria deles eram jovens que trabalham em restaurantes e indústrias de serviços. “Em minha história de 27 anos fazendo isso, não acho que tenha visto esse tipo de bravura”, disse Minter.
 
Kati Kokal, agora repórter do Palm Beach Post, era a jornalista mais jovem da equipe do Island Packet, de Hilton Head, Carolina do Sul, quando ingressou no jornal aos 22 anos em 2018.
A equipe do Packet começou a discutir a sindicalização em março de 2020, pouco antes de o dono do jornal, McClatchy, ser comprado pelo fundo de hedge Chatham Asset Management em uma liquidação judicial.
 
Kokal, que cresceu no Cinturão de Ferrugem dos Estados Unidos, onde seu pai era membro de um sindicato de fundição de uma fábrica, entrou para o comitê de negociação do jornal. Ela dirigia para as casas dos trabalhadores depois do expediente para que eles assinassem os cartões do sindicato.
 
“Quando eu estava na faculdade, não estávamos falando sobre sindicalização nas redações, e agora entre os estudantes jornalistas existe mais dessa ideia”, disse Kokal.
 
Starbucks se organiza
Quando William Westlake, 24, foi abordado pela primeira vez para se juntar no Gimme! Café em Ithaca, em Nova York, em 2016, ele tinha uma lista de 140 perguntas para os organizadores antes de entrar para a comissão sindical, como qual seria a estrutura de organização e quanto ganharia o presidente do sindicato.
 
Ele aprendera sobre direitos trabalhistas no colégio – o incêndio da fábrica Triangle em 1911, por exemplo -, mas não tinha certeza se grandes movimentos trabalhistas ainda estavam acontecendo.
 
Agora, ele lidera o esforço de organização em sua unidade Starbucks em Buffalo, onde os trabalhadores de três lojas estão realizando eleições sindicais e outros três entraram com petições solicitando uma eleição para ingressar na União dos Trabalhadores, afiliada ao Sindicato Internacional dos Trabalhadores do Setor de Serviços.
 
“Seria raro não ter um amigo com quem eu já não tivesse falado sobre sindicalização em algum momento”, disse Westlake. “Quer você esteja trabalhando com café ou começando como profissional médico ou engenheiro.”
 
A loja de Westlake em Buffalo, onde os funcionários são em sua maioria jovens, mulheres e progressistas, disse ele, começou a votação pelo correio no início de novembro. As votações vencem no início de dezembro.
 
O Starbucks está inundando o mercado de Buffalo com altos executivos que estão realizando reuniões com funcionários. O ex-CEO Howard Schultz até falou pessoalmente com os funcionários antes do início da votação no sindicato.
 
A Starbucks diz que a empresa não é “anti-sindical” – eles frequentemente realizam sessões de escuta em todo o país e enviam membros corporativos para locais quando há questões operacionais. A Starbucks diz que seus funcionários receberam três aumentos salariais nos últimos dois anos.
 
Foi a primeira vez que Panos assinou um cartão do sindicato, e ela disse que se sentia como se estivesse assinando um documento ilegal e que estava sendo “espionada” por funcionários de empresas de fora do estado. O Starbucks disse que quaisquer alegações de intimidação não são precisas.
 
“Eu perguntaria aos meus colegas de trabalho: eu vou ser demitido amanhã?” Panos disse.
Fonte: CNN Business

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes
Força 24 ABR 2024

Sindnapi participa da 16ª edição da Rio Artes

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h
Força 24 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida, Praça Vladimir Herzog, domingo 28 de Abril, 11h

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola
Força 24 ABR 2024

Trabalhadores querem mais atenção ao calendário agrícola

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas
Força 24 ABR 2024

Parabéns Fequimfar pelos 66 anos de lutas e conquistas

FEQUIMFAR comemora 66 anos
Artigos 24 ABR 2024

FEQUIMFAR comemora 66 anos

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians
Força 24 ABR 2024

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?
Palavra do Presidente 24 ABR 2024

Renda média familiar cresceu quase 12%; por quê?

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo
Força 23 ABR 2024

Mínimo RS: Centrais, governo e empresários ainda não chegaram a acordo

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil
Força 23 ABR 2024

Metalúrgicos da Força debatem Nova Indústria Brasil

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical
Relações Internacionais 23 ABR 2024

Delegação da Fenabor está na China para intercâmbio sindical

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas conversam sobre a organização do1º de Maio

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025
Força 23 ABR 2024

SinSaúdeSP lança convocação para Campanha Salarial 2024/2025

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas
Força 23 ABR 2024

Sindicalistas debatem pautas trabalhistas

Vídeos 23 ABR 2024

1º de Maio Unitário – Por um Brasil mais justo!

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre
Força 19 ABR 2024

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre

Vídeos 19 ABR 2024

Presidente da Força intensifica luta para fortalecer movimento sindical

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional
Força 19 ABR 2024

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC
Força 19 ABR 2024

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos
Força 19 ABR 2024

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor
Força 19 ABR 2024

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem
Força 19 ABR 2024

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%
Força 18 ABR 2024

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Servidores públicos debatem financiamento sindical
Força 18 ABR 2024

Servidores públicos debatem financiamento sindical

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)
Força 18 ABR 2024

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 18 ABR 2024

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva
Força 18 ABR 2024

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024
Saúde e Segurança 18 ABR 2024

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais
Força 18 ABR 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília
Força 18 ABR 2024

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal
Força 17 ABR 2024

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal

Aguarde! Carregando mais artigos...